Informações Turísticas

Séries atuais (até demais)

Nesses últimos anos as séries tem inundado nossa vida. São tópicos em conversa de bar, em casa, almoço de família, elevador do prédio, grupo de trabalho, Twitter, Facebook, ...
'Maratonar' se transformou numa nova obrigação social. Precisamos estar maratonando alguma série pra sermos levados a sério.
E, pra ser sincera, esta é a minha ERA. Como uma aficionada em séries, que ficava madrugadas esperando por Mad About You, Frasier, Seinfeld e outras, depois ia pra locadoras procurar séries antigas (que eram muito difíceis de encontrar), ter à disposição catálogos inteiros de séries é o paraíso. Ou seria o purgatório?

Com tantas opções, qual série começar a ver? Veja todas e comece pela que quiser, oras.

Mas pra facilitar sua busca, vou listar algumas quase obrigatórias que vi recentemente.
(obs.: as séries não estão em ordem de importância)
Vamos lá...





1.  BIG LITTLE LIES 8,6
(2o17 - )
Gêneros: Vida real, sociedade,...
Temporadas: 1 (2ª em produção)
Episódios:  14 de aprox. 1h
Onde ver: NOW
Trago aqui o gênero que eu classifico algumas séries e filmes quando não consigo enquadrá-los em drama ou fictício. São questões da sociedade atual, problemas e situações que a gente se identifica por ter vivido ou relaciona com a história de alguém.
Em BIG LITTLE LIES, este elenco avassalador traz questões delicadas de uma maneira impactante. Pra uma ideia melhor, na primeira temporada temos as três personagens centrais, duas mulheres da alta sociedade com suas 'vidas perfeitas' e uma recém chegada na cidade, que tem seus caminhos cruzados por conta de seus filhos, colegas de escola: Nicole Kidman (Celeste), Reese Whiterspoon (Madeline) e Shailene Woodley (Jane).
Ainda tem Laura Dern (Renata) e  Zoë Kravitz (Bonnie) numa crescente sofisticada.
Questões urgentíssimas a serem discutidas, diálogos inteligentes, plot twists, situações possíveis e a presença de Meryl Streep na segunda temporada. Quer mais? Assiste lá.

Curiosidades: 
@As cenas das sessões de terapia entre o casal Celeste (Nicole Kidman) e o Perry (Alexander Skarsgard) foram gravadas sem ensaio.
@ No livro original, Perry é descrito com aparência relacionada a Tom Cruise "era aquele estilo Tom Cruise de sorriso de dentes brancos, e seu jeito de dar total atenção à elas.". Lembrando que Nicole foi casada com Cruise por mais de 10 anos.
@ Tanto Reese, Nicole como Zoë cantam na trilha do filme, lembrando que Nicole já provou seu talento em Moulin Rouge e Reese em Johnny&June.

Trilha sonora: Vale muito a pena pelas redescobertas de clássicos americanos e foi primeiro lugar nas paradas do iTunes quando lançada e está também disponível no Spotify



2. WESTWORLD 8,9
(2o16 - )
Gêneros: Ficção Científica, Faroeste, Utopia, Suspense
Temporadas: 2 (renovada para 3ª)
Episódios: 22 de aprox. 1h
Onde ver: NOW
Para os amantes de faroeste, esta é uma versão refinada das clássicas histórias.
Lembra de Jurassic Park? Assustador né? Agora imagine que você não tem IDEIA de quem seja a ameaça, já que todos têm aparência e comportamento de humanos. Eles até sangram.
Explico: Doutor Robert Ford (Anthony Hopkins) cria um parque onde você pode fazer parte de narrativas de faroeste e decide entre ser o vilão ou mocinho. Não há regras. Lá você pode liberar todas as suas vontades reprimidas. E aí entra o instinto animal e mente doentia do ser humano. Tudo pode acontecer, sem consequências fora do parque. Até que,... inteligência artificial não tem esse nome à toa...
Tudo isso por apenas 40 mil DÓLARES por dia no parque. Que tal?
No elenco a donzela em perigo Dolores (Evan Rachel Wood), o herói Teddy (James Marsden), a cortesã Maeve (Thandie Newton) e o vilão Hector (Rodrigo Santoro). Ainda temos o responsável pelo parque, Bernard (Jeffrey Wright), o Homem de Preto (Ed Harris) e William (Jimmi Simpson).
Difícil destacar as atuações ou listar apenas um ou dois personagens. A trama é tão rica, as narrativas dentro do parque são tão bem amarradas, que cada cena é um show de atuação. Mas confesso que torço sempre pelas aparições da maravilhosa Maeve. E Anthony Hopkins, né mores!
Comecem a série com tempo para maratonar e bem acomodados no sofá. Com todo suprimento necessário por perto.

Curiosidades:
@ A história é baseada num filme de 1973, mas com uma pegada mais moderna e sombria com ares de Blade Runner.
@ Um dos chefes de segurança do parque é Luke Hemsworth, o mais velho dos irmãos Chris (Thor) e Liam.
@ O ator Ben Barnes quebrou o pé pouco antes de chegar no primeiro dia de filmagem, e com medo de perder o papel, começou a mancar e fez parecer que era uma opção de construção de personagem. Depois, teve que manter o personagem mancando.

Trilha sonora: A trilha é original, composta por Ramin Djawadi e está disponível no Spotify



3.THE HANDMAIDS TALE 8,6
(2o17 - )
Gêneros: Distopia, ficção (será?)
Temporadas: 2 (renovada para 3ª)
Episódios: 24 de aprox. 1h
Onde ver: NOW
Imagine que você é uma mulher. Imagine que você teve um filho, em uma época em que crianças não nascem mais por consequência da poluição. Agora, imagine você perdendo seu emprego, por ser mulher. Contas bancárias congeladas e transferidas para seu marido (se você tiver um). Agora imagine que você é obrigada a se separar de sua família e ir para a casa de uma família poderosa, para todo mês ser fertilizada pelo chefe da casa, em nome de Deus e da continuação da especie.
Agora imagine que você é o irmão, pai, marido desta mulher e será morto caso se oponha às novas leis.
Horrível essa época né? Pois agora imagine que este foi um golpe de estado e tudo isso acontece da noite para o dia.
Este, meus amigos, é o conto da Aia. Uma distopia incômoda demais. Assustadoramente atual, e com alguns fatos que causam pesadelos. Mas por incrível que pareça, não é uma série de terror. (Quer dizer...)
Se eu puder recomendar, recomendo FORTEMENTE.
Elisabeth Moss como a Aia Offred dando um banho de atuação, a grata surpresa de Max Minghella como o motorista Nick, Alexis Bledel como a aia Offglen e uma atuação sensacional de Joseph Fiennes (sou suspeita pois gosto muito dele).
A série arrematou 2 Golden Globes e mais 43 prêmios, e é detentora de um caminhão de indicações em festivais e premiações, 64 pra ser mais exata.
Baseada em um livro de Margaret Atwood, de 1985.

Curiosidades:
@ Margaret Atwood, a escritora do livro original, também é produtora da série, escreveu  10 dos episódios da primeira temporada e aparece numa das primeiras cenas do Episódio 1, como uma Tia.
@ Margaret declarou que basicamente tudo retratado no enredo, realmente aconteceu em algum período da nossa história: Bíblia, revolução Iraniana em 78/79 e grupos anti-feministas na década de 1980. (IMAGINA!?)
@ A atriz Amanda Brugel que interpreta Rita, falou em uma entrevista que o livro foi um fator decisivo em sua vida. Com 15 anos ela escreveu algumas histórias baseadas no livro. Mais tarde acabou ganhando uma bolsa escolar da universidade por sua tese de apresentação para a Universidade, que era baseada no livro e focada na personagem Rita. Quem diria?

Trilha sonora: Uma trilha com pegada revolucionária, pulsante e cheia de clássicos . Disponível no Spotify



4 THIS IS US 8,8
(2o16 - )
Gêneros: Dramão (de assisir com caixa de lenços de papel)
Temporadas: 3 (renovada para 4ª)
Episódios:  54 de 50min.
Onde ver: NOW (assinantes FOX  Premium)
Pensa em uma família maravilhosa, que tu faria parte felizão? Trigêmeos peculiares, e pais incrivelmente maravilhosos. Nem tudo é perfeito, muitos problemas e dramas mas o amor vence e supera tudo, ou quase.
Acompanhar os aniversários e o amadurecimento dessas crianças vai ser tão complicado quanto empolgante.
E o que falar do super papai Jack Pearson (Milo Ventimiglia)? Que exemplo!! (Alô SOCIEDADE!) Aliás, Milo se consegra finalmente com essa série. Ele sempre foi um ótimo ator, reconhecido pela categoria mas menosprezado pela maioria dos espectadores. Pra quem ama ele desde Gilmore Girls (como eu), é recompensador ver ele tendo todo esse reconhecimento da crítica e do público.
A linda e amorosa mamãe Rebecca (Mandy Moore) e o BIG THREE: Randall (Sterling K. Brown), Kate (Chrissy Metz) e Kevin (Justin Hartley).
O bacana desse show é a constante mudança de linha temporal. Vemos situações de quando Rebecca ainda estava grávida, se misturarem a situações em que eles já estão crescidos. Isso nos tira da monotonia tradicional das histórias contadas em passado-presente-futuro.
Amor, apoio, traumas, companheirismo, preconceito, superação... uma trama recheada de exemplos que levamos pra nossa vida e nos fazem repensar e olhar o outro com mais empatia.
Não esqueçam da caixa de lenço do ladinho do sofá/cama. Sério. Mesmo.

Curiosidades:
@ Ao vencer o Golden Globe de 2018 como melhor ator em Drama, Sterling K. Brown se tornou o primeiro homem negro a ganhar a categoria em 75 anos de premiação.
@ Chrissy Metz, que realmente canta na série, estava falida quando entrou para o elenco. Na sua conta bancária, no dia do teste para o papel, a atriz tinha apenas 81 centavos de dólar.
@ Na segunda temporada, Sylvester Stallone faz uma participação como ele mesmo e Kate diz que o pai dela (Jack) viu todos os filmes da saga Rocky. Isso se torna irônico quando lembramos que o ator Milo fez o papel do filho de Rocky Balboa.

Trilha sonora: Além de ter um perfil no Spotify com os álbuns das temporadas, ainda tem um Gerador de Playlist This Is Us, onde você diz a data do seu aniversário e ele cria uma playlist pra você. Ah, também pode enviar pra alguém de aniversário.



5. THE GOOD PLACE 8,1
(2o16 - )
Gêneros: Comédia, fantasia
Temporadas: 2 (renovada para 3ª)
Episódios: 38 de aprox. 20min
Onde ver: Netflix
E se TODAS as suas ações gerassem pontos? As boas, pontos positivos, as ruins por lógica, negativos. Aí no fim da vida, a tua pontuação vai determinar pra onde você vai. Para o Lugar Bom, ou para o Lugar Ruim. Fazendo um cálculo rápido agora, pra onde você iria?
Além disso, lá você vai encontrar o seu par perfeito, sua metade da laranja e ficarão juntos para toda a eternidade num lugar feito sob medida com todas as coisas que você mais ama. Massa, né?
Essa é a história de Eleanor Shellstrop (Kristen Bell) mas talvez não seja bem assim. E o desdobrar disso é sensacional.
Elenco enxuto e mais do que suficiente. Nesse enredo inédito e surpreendente, cada episódio te deixa mais intrigado. Além da nossa eterna Verônica Mars,  Michael (Ted GENIAL Danson), o arquiteto do Lugar Bom, o par perfeito de Eleanor, Chidi Anagonye (William Jackson Harper). E também o casal vizinho, a perfeita Tahani Al-Jamil (Jameela Jamil) e seu par, o budista Jianyu Li (Manny Jacinto).
E aqui dedico todo meu amor à personagem Janet, e à atuação de  D'Arcy Carden. Uma grande surpresa em comédias. Janet é o sistema de inteligencia do Universo. Ela sabe tudo. Se você tiver dúvidas, é só chamar a Janet (imagine a Siri, o Google e a Alexa juntos). E a personagem acaba por tirar muitas dúvidas nossas durante os episódios, além de gerar situações bizarras e engraçadíssimas.

Curiosidades: 
@ Jameela Jamil (Tahani) não era atriz antes da série, jornalista, modelo, ela foi apresentadora de um programa de entretenimento da BBC Radio 1 durante quase 10 anos, e foi chamada pro casting por se encaixar nos quesitos tão específicos da personagem: sotaque britânico, aparência indiana, muito alta.  
@ Em nenhum momento da série, é citado Céu/Inferno, Deus, Diabo, ou termos religiosos. Tudo está referenciado mas, aberto a interpretações. O que se torna super atrativa pra quem é ateu.
@ JANET é também o nome o serviço que leva as pessoas à Area 51, seu acrônimo é "Just Another Non-Existent Terminal" (Apenas outro terminal que não existe), basicamente o que é a Janet.

Trilha sonora: Podcast no Spotify cada episódio é explorado com roteiristas, produtores, diretores e os atores da série. Pra quem quer uma experiência mais imersiva, termine a primeira temporada a corra pro podcast. (Infelizmente, por se tratar de áudio, as entrevistas são todas em inglês)



6. EASY 6,8
(2o16 - )
Gêneros: Relações humanas e amorosas.
Temporadas: 2 (renovada para 3ª)
Episódios:  17 de aprox. 30min
Onde ver: Netflix
Cada episódio conta a história de alguém, suas dificuldades, relacionamentos amorosos e interações com outros. Dos círculos de amizades saem os protagonistas dos próximos episódios. Assim pequenas histórias se entrelaçam e vão construindo a sociedade.
Mistura momentos engraçados, leves, com pensamentos profundos sobre como nos relacionamos e o que esperamos dos outros. Contar pra esposa ou não sobre querer abrir uma cervejaria com seu irmão? Encontro casual com o colega de trabalho que acabou de contar que está em um casamento aberto?

Curiosidades: 
@ Os personagens por vezes transitam entre episódios, mas não são historias que dependem umas das outras.
@ O criador da série, Joe Swanberg, também dirigiu todos os episódios, e foi o único a fazer isso na Netflix.
@ Este é um original Netflix.

Trilha sonora: Disponível no Spotify



7. ATLANTA - 8,6
(2o16 - )
Gêneros: Comédia, Drama, Música
Temporadas: 2 (renovada para 3ª)
Episódios: 31 de aprox. 30min
Onde ver: NOW
Situada na cidade de Atlanta, Earn (Donald Glover) e seu primo Paper Boi (Brian Tyree Henry) tentam mudar de vida e obter sucesso no cenário de rap da cidade. O problema é que os dois são falidos, não possuem os melhores contatos na indústria e ainda lidam com todos os problemas que podem vir de morar em bairro de periferia.
Earn tem uma uma filha pequena com sua ex Van (Zazie Beetz),  uma professora de educação infantil, que procura estabilidade e um ambiente saudável pra sua filha. Enquanto que Earn paga pelos dias que dorme no sofá da casa da ex.
Lidar com as consequências de suas escolhas, atuais e do passado, e ter que fazer muitas delas por dia. Um dia de cada vez. Não vai ser nada fácil, mas é a única saída. 
Uma série com duas temporadas (por enquanto), vencedora de 2 Golden Globes e mais 32 prêmios, além de 50 indicações em premiações e festivais, escrita, produzida, estrelada e dirigida por Donald Glover.

Curiosidades: 
@Todas as músicas que o Paper Boi canta durante a série, são de autoria do Donald Glover e seu irmão Steve G. Lover
@ O diretor Hiro Murai, já colaborou com vários trabalhos de Donald Glover (sob alter-ego Childish Gambino), sendo o mais recente, o clipe "This is America" que conta com 387 milhões de visualizações no YouTube em 4 meses desde o lançamento até o momento desta publicação.
@ A série é realmente filmada em Atlanta, Georgia.

Trilha sonora: Muito rap, hip-hop e música negra da atualidade. Disponível no Spotify


8. GRACE and FRANKIE 8,3
(2015 - )
Gêneros: Comédia
Temporadas: 4 (renovada para a 5ª)
Episódios:  60 de aprox. 30min.
Onde ver: Netflix 
 Elas descobrem que seus maridos não são apenas colegas de escritório e sócios, são também amantes há mais de 20 anos. Grace (Jane Fonda) é uma empresária, dona de um império de cosméticos mas que teve que se  afastar e deixar o comando da empresa, socialite, amante de uns bons drinks, mãe de duas filhas: a insensível Brianna e a dona de casa exemplar, Mallory .
Frankie (Lily Tomlin) é uma hippie inveterada, amante da natureza e tudo que ela nos proporciona, além de um pouquinho fora da realidade, mãe de dois rapazes: Nwabudike - ou Bud, um advogado seguindo os passos do pai e Coyote, ex-alcoolista cheio de amor e problemas pelo abuso de drogas.
Elas se veem obrigadas a compartilhar a casa da praia que foi comprada em conjunto pelos casais, já que não há mais como viver em suas antigas casas, com suas antigas lembranças.
Enquanto isso, Sol (Sam Waterston) e Robert (Martin Sheen) experimentam a vida e seu amor sem precisar se esconder. Mas o que isso acarreta? Como isso afeta o trabalho e suas relações com os filhos, amigos e ex-esposas?
Como é passar por tudo isso aos 70 anos?
Uma comédia leve com temas tabu: sexo na terceira idade, separação, traição,... entre outros.

Curiosidades: 
@ Este é o primeiro papel principal de Jane Fonda em séries.
@ Nas aberturas de temporadas, e cenas finais de temporadas se passam na praia.
@ Na primeira temporada, a atriz June Diane Raphael (Brianna) estava grávida de seu segundo filho. Na segunda temporada a atriz Brooklyn Decker (Mallory), stava gravida também de seu segundo filho.

Trilha sonora: Não tem uma playlist oficial da série, mas um espectador compilou uma e deixou disponível no Spotify



9. BLACK MIRROR 8,9
(2o11 - )
Gêneros: Distopia, Futuro próximo
Temporadas: 5
Episódios: 21 de aprox. 1h.
Onde ver: Netflix
Mais uma distopia, num futuro tão próximo que se torna assustador, os episódios contam histórias de como as tecnologias podem ser usadas contra nós usuários e contra quem as inventou. Cada episódio tem um elenco diferente e também é produzida, dirigida e escrita por pessoas diferentes. Não há ordem cronológica correta a ser vista, apesar de existirem easter eggs em quase todos os episódios e também inúmeras teorias de que há sim uma cronologia (como a desta brasileira - contém spoilers!) sendo possível ver de acordo com o que está acontecendo, assumindo que todas as histórias fazem parte do mesmo universo.
Se você tem estômago forte, curiosidade, gosta de ser colocado à prova em questões morais, ama teorias de conspiração e caçar pistas, esta é sua série.
Alguns episódios são incrivelmente atuais e facilmente relacionáveis com situações que estamos acostumados, apesar de seu ar futurístico.
É bem importante lembrar que a séries tem cenas BEM fortes em alguns episódios, então se você for muito sensível, bem provável que não passará do primeiro episódio da primeira temporada. (Nota: pra mim foi o mais forte e bem difícil de assistir. De verdade.)
Depois de ver a série, quando algumas coisas acontecerem você vai pensar "Nossa, isso é muito Black Mirror!".

Curiosidades: 
@ Apesar de a série ter sido lançada no fim de 2011, ela teve uma pausa até sua segunda temporada (2013) e depois até a Netflix comprá-la e colocar em seu catálogo, na terceira temporada (2016). Por isso mesmo, quando você seleciona a série, ela parte do primeiro episódio da terceira temporada, e não da primeira temporada. Cuide isso na hora de começar a maratona.
@ Black Mirror (espelho preto) é uma referência à tela de dispositivos de tv, celular, monitores, quando são desligados e refletem quem está olhando pra elas.
@ A música 'Anyone Who Knows What Love Is' da Irma Thomas é cantada por pelo menos um personagem em cada temporada. Fique atento.

Trilha sonora: A trilha de cada um é maravilhosa, com destaque para os episódios San Junípero e Hang The Dj. Além da música "tema", 'Anyone Who Knows...' as músicas estão compiladas em uma playlist no Spotify..

NOTA: Algumas das curiosidades foram confirmadas no IMDb.
Também a nota ao lado dos títulos está de acordo com as avaliações de usuários lá no site.

Se já assistiram alguma dessas, deixem comentários do que acharam. Ficou com duvida de algum episódio ou acha que não entendeu muito bem? Vamos conversar e trocar perspectivas.

Nenhum comentário:

Atenção você, leitor!

Quando passar por aqui, deixe um comentário.
Ao menos um "Oi. Tudo bem?" , "Certinho?" , ou algo assim. Ok!?
Grata!!!!