Informações Turísticas

Do que é feito? - Comidas


 Quem nunca passou pela experiência de comer   alguma coisa, gostar e só depois descobrir do que   era feito?
 Eu passei recentemente.
 Dá uma olhada:
 Então resolvi fazer abaixo uma listinha de algumas coisas que a maioria de nós não sabe do que é feito.










Primo pobre - batata-doce
Primo rico - castanhas














Marrom glacê - Temos aqui uma variação. O primo rico é também chamado castanha glaçada, uma iguaria da doçaria francesa e italiana. Feito com castanha cozida e mergulhada em calda de açúcar. Já a versão primo pobre (que eu comia) é a versão de marrom glacê feita com batata-doce, muito mais em conta do que a original, feita com castanhas.














Gelatina¹ - A gelatina é uma mistura de poli e oligopeptídios derivados da hidrólise parcial do colágeno. Ou seja, uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter fervendo certos produtos animais, como ossos, pele e outras partes com tecido conectivo. Aquelas de supermercado tem adição de corantes e essências de sabor.















Mocotó - O mocotó é uma polêmica. Se em grande parte do Brasil, ele é feito e consumido como um caldo de patas de vaca/boi sem casco, com grãos que podem variar nas receitas de família: feijão branco, grão-de-bico,... no Rio Grande do Sul é que mora o grande tabu. No RS, o mocotó é um cozido com a mesma base nacional e é acrescido dobradinha (mondongo) como elemento principal do prato, além é claro, das tripas (intestino grosso e fino) e a coalheira (um dos estômagos bovinos). Tradicionalmente saboreado no inverno, em virtude de ser grande fonte de calorias e ideal para as aquecer em clima de temperaturas tão baixas. O polêmico prato gera reações extremas, ou se ama, ou odeia. A textura gelatinosa, e  o forte aroma são característicos e exigem cuidados de quem está preparando.


Linguiça - A linguiça nada mais é um embutido em forma de salsicha, feito de carne de porco, de aves, de carneiro, de carne de bovinos e até peixes ou frutos do mar, temperado com cebola, alho e páprica e outras especiarias. Pode ser consumida fresca após preparada ou sofrer processo de cura e conservação por meio de defumação. E temos as variações: salsicha, salsichão e morcela (que pra mim a pior). A morcela (que na infância eu conhecia como 'morcilha') é basicamente um embutido com o sangue fresco e gordura de porco e farinha ou arroz, de cor escura característica.













Kani-kama - Kani signifca siri (ou caranguejo) mas na verdade este é um composto de surimi – uma massa (estilo folhada) feita com carne de pescado. São usados peixes de carne muito branca, vindas dos mares mais gelados. A carne é moída e lavada em água doce gelada. Ao surimi são acrescentados extrato de caranguejo ou lagosta e ingredientes como amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extrato de algas, sal, vinho de arroz, proteína de broto de feijão e glutamato monossódico.












Shoyu - aquele molho escuro e salgado que colocamos no sushi e depois acabamos usando em todas as carnes fritas (eu só tempero carne que vai ser cozida com shoyu, desculpa) Ele é fabricado a partir de uma mistura de soja, cereal torrado, água e sal marinho, fermentado com microrganismos de nomes muito difíceis.














Salmão² - Ao contrário do que a maioria pensa, o salmão não é UM peixe, mas sim, várias espécies de peixes da família Salmonidae, que também inclui as trutas, típicos das águas frias do norte da Eurásia e da América. Várias espécies são criadas em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar. O salmão é basicamente um peixe branco e seu pigmento vermelho provém das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento (chamado astaxantina) é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.










Corante Vermelho Carmim³ - Sabe tudo que é de morango, frutas vermelhas, ou tem cor rosinha, vermelho? Se você olhar nos ingredientes, na maioria das vezes tem o corante carmim no rótulo, correto? Pois então, o corante avermelhado é extraído da cochonilha-do-carmim (Dactylopius coccus, parente do pulgão). Exatamente. Um inseto, parecendo um besourinho que mede de 3 a 5 milímetros de comprimento, se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Ele está presente não só em alimentos, como também, cosméticos e tintas.



Cheddar americano processado
Cheddar inglês
Cheddar - Este queijo originalmente inglês nada se parece com o que nos acostumamos a encontrar no Brasil, trazido pela rede de fast foods do palhaço Ronald. Enquanto o original tem consistência resistente, cura minima de 12 meses e cor amarelada, o cheddar americano que tanto conhecemos é laranja devido a enormes quantidades de corantes e dos diversos passos de processamento com conservantes e pasteurização. Existem vídeos em que as pessoas literalmente botam fogo em uma fatia de queijo processado, ao contrário do resultado que deveria ter ao usar um queijo curado ou envelhecido naturalmente.

















E a Cereja do bolo - (Ao marasquino) Sabe aquela cereja em calda baratinha que as pessoas gostam de comer de potinho, ou decorar bolos? Pode ser que ela não seja cereja. Mas sim chuchu. Como o produto é muito caro para importação, algumas empresas encontraram uma forma de produzir e comercializar barateando o processo e obtendo o mesmo resultado final. Aposto que você já ouviu alguém fazer piadinha que o chuchu não tem gosto, que e o quarto estado da água (sólido, liquido, gasoso e chuchu). Então a galera comprou a ideia e o transformou em cereja. Até a Ana Maria Braga já passou uma receita básica, possível de fazer em casa. (Se ela tiver caroço, e for cara, é cereja. Se não, possivelmente é chuchu.)

Notas:
¹ - Existem opções de gelatina para quem é vegetariano/vegano. E elas podem ser feitas a partir de origem vegetal, como o Agar-agar ou carragenina (algas).
² - O salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez. A imensa maioria do Salmão do Atlântico disponível no mercado mundial é produzida em cativeiro (quase 99%), enquanto que a maioria do Salmão do Pacífico é capturada em estado selvagem (mais de 80%).
³ - Grupos veganos frequentemente abordam o assunto para impedir que o corante continue sendo extraído desta forma, já que é necessário matar cerca de SETENTA MIL insetos para se conseguir cerca de meio quilo de corante.

Nenhum comentário:

Atenção você, leitor!

Quando passar por aqui, deixe um comentário.
Ao menos um "Oi. Tudo bem?" , "Certinho?" , ou algo assim. Ok!?
Grata!!!!