Informações Turísticas

A internet sabe tudo de você


Você já revisou as politicas de privacidade da sua conta no Facebook?
 Seu perfil no Instagram é aberto?
 Já deu permissão para algum aplicativo acessar fotos, câmera ou localização e não entendeu muito bem o motivo, mas permitiu mesmo assim?
 Desculpa, mas você está sendo monitorado. Todos estamos.



 Quem nunca passou por aquela experiência bem Black Mirror de estar conversando com alguém e no mesmo dia os anúncios que aparecem pra você no celular serem exatamente do que vocês estavam falando?
 A verdade é que isso não é coincidência, e também não é uma teoria de conspiração.
 Sabemos que os anúncios são baseados nas suas pesquisas. Mas o que nem todos sabem é que para ajudar a pesquisa por voz (quando você chama o 'OK Google', por exemplo) você deu permissão de acesso ao microfone. E tudo que ele capta fica registrado num histórico que você acessa aqui. 
 Neste dossiê você encontra acessos a aplicativos, pesquisas de videos, seus áudios, e muito mais.
 Mas isso tudo você pode até já saber.
 O que talvez você não saiba é que seus aplicativos também fazem isso, e às vezes até com sua ajuda.
Exemplo: você tem aplicativo de localização (Waze ou mesmo o Google Maps).   Mesmo que eles estejam desativados e o telefone desligado ( 😮 ), eles registram suas localizações.
 Se alguns apps dependem de você para este monitoramento, como o Facebook e Instagram, que você registra alguma coisa, ou aqueles apps que você registra sua dieta, ou os que te ajudam a lembrar de tomar água, também os que traçam um panorama sobre seu ciclo menstrual (como o Flo, que é ótimo), outros já não precisam muito de você: como os de esporte que acompanham suas atividades. Nesse quesito lembro dos smart watches e smart bands, que registram batimentos cardíacos, monitoramento de sono e muito mais.
Isso tudo gera um banco de dados que algumas empresas compram, para aperfeiçoar suas campanhas de marketing e otimizar seus resultados. Sim. Seus dados são vendidos sim. Lide com isso, ou volte a usar dumbphones (aqueles sem sistema operacional, que só tem sms, fazem ligação e tem alarme).

 













 Ou seja, amigos... não tem escapatória. Não adianta só tapar a câmera do notebook. Aliás, nem faz sentido já que a gente tira 1000 selfies por dia (mesmo que não poste) no mesmo aparelho que sabe mais da nossa rotina do que nós mesmos e vai com a gente pra todos os lugares. Até no banheiro.
 - Em tempo, quando foi a última vez que você passou um paninho com álcool gel no seu celular? - 
 Fico por aqui e deixo um outro questionamento:
 Quantos APPs instalados no seu celular monitoram sua rotina?
 No meu, com certeza, eu contei 20. 20 que podem traçar uma rotina BEM específica da minha vida. Fora os que não sei como, mas podem estar fazendo isso.

Nenhum comentário:

Atenção você, leitor!

Quando passar por aqui, deixe um comentário.
Ao menos um "Oi. Tudo bem?" , "Certinho?" , ou algo assim. Ok!?
Grata!!!!