Informações Turísticas

Vik Muniz. Codinome: Criatividade


Difícil de falar em arte hoje em dia sem citar Vik Muniz. Este artista plástico brasileiro já conquistou todos os países possíveis com suas fotografias. Mas, principalmente, conquistou a admiração e o entendimento de um público bem mais exigente, o que não tem acesso à arte exposta nos museus mais aclamados.

Vik é conhecido por sua criatividade em escolher materiais para suas obras. Fotógrafo, não limitou-se apenas a modelos, estúdios e câmeras. Também não faz o tipo fotógrafo-turista, aquele tipo que faz fotinhos que acabam virando cartão-postal, sabe.

Vik usa desde chocolate à espaghetti e molho para criar o objeto a ser fotografado. Nesta série, recriou obras como a Mona Lisa, Che Guevara e a mitológica Medusa.
Em uma outra série, bem mais trabalhosa, Vik utilizou como estúdio, galpões de lixões. Criava o esboço do que queria fotografar, mostrava aos trabalhadores que acabavam colaborando com ele e fazendo parte, ativamente do processo. Carregavam todo e qualquer tipo de lixo, metais, areia, papéis, papelão e colocavam no chão, montando assim uma enorme tela. Tudo acompanhado e supervisionado pelo "geniozinho". Quando pronto, Vik subia no ponto mais alto do galpão e fotografava.

Dessa série saíram obras incríveis!
Hoje uma peça do rapaz não custa menos de 5 mil dólares. E uma coleção de 14 painéis foi arrematado em Paris por míseros 150 mil dólares.
Muito??? Pois saiba que o garoto doa parte de seus lucros para entidades de assistência à crianças e adolescentes carentes.
Deixo alguns de seus trabalhos para apreciação de vocês.



Medusa de espaghetti.


Mona Lisa (geléia e pasta de amendoim)

Che de feijão.

Chocolate.

Picasso de chocolate.

Lavadeira de materiais de lixão.

Se quiser saber mais da biografia e carreira (exposições e premiações) do artista plástico, leia no Obvius.

Nenhum comentário:

Atenção você, leitor!

Quando passar por aqui, deixe um comentário.
Ao menos um "Oi. Tudo bem?" , "Certinho?" , ou algo assim. Ok!?
Grata!!!!