Informações Turísticas

Atenção você, leitor! Quando passar por aqui, deixe um comentário. Ao menos um "Oi. Tudo bem?" , "Certinho?" , ou algo assim. Ok!? Muito obrigada!!!!

Palhaçada na Garagem!

Hoje, 19/04, eu estava assistindo o quadro Dança dos Famosos (É. Eu sei. Mas eu gosto! Fazer o quê?) e quando terminou, fiquei conversando com minha mãe no quarto. O tempo foi passando e começou o quadro Garagem do Faustão. Sou fã de iniciativas como estas. Sei que não vai aparecer bandas do meu gosto, mas só de abrir espaço para bandas de outros estados que não sejam o RJ e SP, já fico bem feliz. E mais ainda por não estarem usando este espaço para a milionésima apresentação do Leonardo, Zezé de Camargo $ Luciano, e estas pessoas que já têm grande exposição e sua fatia no mercado fonográfico! Enfim, apareceu uma banda chamada Lipstick, do ABC Paulista. Apresentaram a banda como uma revelação.

Ao que parece, as meninas (sim, a banda é só de mulheres) apareceram na semana passada e foi um "estouro".
Então, foram convidadas para se apresentar ao vivo no programa hoje. O Fausto frisa que a banda tem composições próprias e blá, blá, blá...
Quando elas começam a tocar (depois de reportagens contando a história delas, os momentos do começo da carreira com platéias vazias e mais blá, blá, blá...) reconheço os primeiros acordes.
Ao que a menina começa a cantar, reconheço a letra. Não é uma composição delas e sim, da banda Wonkavision, daqui de Porto Alegre, e da qual sou fã.


Elas tocaram a música toda, terminaram e foram embora. E nada de dizer que a música não era delas. Pelo contrário, volta a ser mencionado o fato das composições próprias. Corri para o site do quadro, achei o vídeo delas e novamente, "composições próprias".

"Tudo bem, elas regravaram" - você pensa. Mas o que me deixou muito indignada, foi o fato de nem mencionarem a Wonkavision. Eles estão há anos na batalha, na estrada, disputando a unha um espacinho qualquer na mídia e vem uma banda com um cover (ruim, por sinal), usa o trabalho da Wonka e sai dando risadinha!?


Nesse tempo de discussões sobre direitos autorais, vocês acham isto justo?
Os caras do Pirate Bay são presos por disponibilizar arquivos reservados por direitos autorais. E este tipo de atitude (da Lipstick e produção do Faustão) não é nem discutida?
Ao menos, os materiais que "descobrimos" através de sites como o Pirate Bay nos fazem ir atrás de materiais originais das bandas (compramos cd original, vamos aos shows, consumimos algo da banda!). Agora, uma banda surge do nada, canta uma música para milhões de pessoas, e nem ao menos cita a autoria da música??? Como as pessoas saberão, ou consumirão algo da Wonka? Que hipocrisia essa conversa de direitos autorais, então!



Se a Wonka sabe ou autorizou isto, nem me importa. O que me interessa é o fato da produção não levantar a informação, e da banda não falar a verdade. Simplesmente deixar que as pessoas pensem que esta música é uma de suas "composições próprias".

Deixo aqui a música original - Nanana - da Wonkavision (desponibilizada para download pela banda) e o site deles.

E, aqui, o cover (ruim, por sinal) da banda Lipstick, do vídeo selecionado no site do Garagem do Faustão. (Reparem embaixo do vídeo: "composições próprias".)


Deixe sua opinião sobre isto aqui no blog. Ou mande para blogsanssouci@hotmail.com.

2 comentários:

Anônimo disse...

APSSANDO?
HIPOCRESIA?

E você ainda quer credibilidade?

Ah, por favor...

CRESÇA.

... disse...

É... isso comprova a inversão das coisas nos dias de hoje. Dois erros de digitação num texto com 541 palavras chamam mais atenção e indignação do que o conteúdo do post.
Caro(a) carioca, desculpe-me se te magoei com meus erros de digitação. Foi mal...

Beijos!

tsitsitsi... só comigo...
Blog Sanssouci.

Espalhe isso

Outros vizinhos: