Informações Turísticas

Referências em "He's Our You"

E pra quem não conseguiu identificar o livro que Ben entregou à Sayid, junto com o sanduíche (iche), deixo a imagem da cena pra vocês.

O livro é "Uma estranha realidade" (A Separate Reality: Further Conversations with Don Juan) de Carlos Castañeda. Castañeda foi um antropólogo e estudioso do xamanismo, passou 30 anos pesquisando sobre índios e rituais xamãs. Este é o seu segundo livro, publicado em 1971.
Há uns anos me indicaram este livro dizendo que era muito bom e... quando me mostraram o livro li apenas alguns parágrafos, então não posso afirmar do que se trata. Acabei não achando para ler depois e os anos foram passando. Foi ficando de lado.
Aí quando vi a capa do livro na cena, reconheci de cara. Mas até aonde eu sei, o Castaneda não fala de física quântica, viagens temporais e nada disso. Ele segue a linha do escritor beatnick Jack Kerouac.
Talvez o seu primeiro livro seja o de "maior sucesso" no Brasil. Em "A Erva do Diabo" (1968), Castaneda conta suas experiências com mescalina (substância alucinógena natural), encontrada em peiotes (cactus da América do Norte e Central), usados em rituais comuns indígenas.




O livro seguinte a "Uma Estranha Realidade" é "Viagem a Ixtlan" (1972), que também recomendo. Segundo algumas fontes, este livro foi a tese de doutorado de Castañeda.
Castañeda teve 10 livros publicados entre 1968 e 1998. E três, póstumos.
Outra curiosidade é que o último livro de Castañeda publicado postumamente (em 2000) chama-se "A Roda do tempo" e é uma antologia de citações de livros anteriores comentadas.



Pelo aspecto da trama é difìcil encontrar relação direta com viagens temporais, mas faz sentido com o fato de Oldham morar na selva e em uma tenda de índios. Também quero lembrá-los que ele fez o Sayid ingerir uma substância que o faria falar a verdade, esta pode ser uma referência à mescalina.

Clique nas imagens para fazer o download dos livros.

Beijos!

"You all everybody":
Lembrou de algo? Encontrou mais referências que ainda não foram discutidas?
Deixe sua opinião aqui embaixo. Ou mande suas teorias para blogsanssouci@hotmail.com

Um comentário:

Leco Leite disse...

Muito legal!!

Vi no Twitter e já repassei pro pessoal do Twitter do Teorias!!

Parabéns!!

Namastê!

Atenção você, leitor!

Quando passar por aqui, deixe um comentário.
Ao menos um "Oi. Tudo bem?" , "Certinho?" , ou algo assim. Ok!?
Grata!!!!